26 junho, 2017

Bolo muito especial





Este bolo, tal como indica o nome é muito especial.
Foi feito para uma grande amiga, como eu costumo dizer, a minha irmã mais velha.
Ela nem sabia que eu iria fazer um bolo, mas eu já andava há duas semanas a pensar nele.
E cada vez que estávamos juntas, pensava no bolo.
Poderia dizer imensa coisa, acerca desta minha amiga, mas há coisas que não se expressam em palavras, mas sentem-se com o coração...
Adorei o resultado do bolo mas o que me encheu o coração foi a alegria dela quando o recebeu.

O bolo é o Pão de ló de água.
Fi-lo da mesma forma. 
Por isso não escrevo aqui a receita.

Ingredientes p/ recheio ( Creme de ovos pobre):

6 Ovos
O peso dos ovos com casca, em açúcar branco
Amêndoa laminada

- Juntar os ovos e o açúcar numa caçarola e levar ao lume, no mínimo.

- Ir mexendo, até engrossar.

- Deixar arrefecer totalmente.

- Quando preciso de acelerar o processo levo ao frigorífico


- Cortar o bolo ao meio e rechear com o doce de ovos e espalhar a amêndoa laminada por cima.


Ingredientes p/ cobertura ( Creme de manteiga):

125 g de manteiga s/ sal
375 g de açúcar em pó
1 C. Sopa de leite magro
1/2 C. Café de corante rosa em gel

Utilizei a Yammi 2.

- Colocar a manteiga e o leite no copo e programar 2 min., Vel. 3, a 37º.

- Adicionar o açúcar e seleccionar 2 min., na Vel. 3.

- Colocar o corante e misturar na mesma velocidade, durante 10 Seg..

- Retirar para uma taça e levar ao frigorífico, de modo a que fique mais duro.


- Barrar o bolo com o creme.



Ingredientes p/ o glacé real:

1 Clara de ovo
1 C. Sopa de sumo de limão
200 g de açúcar em pó

- Na batedeira, juntar a clara, o sumo de limão e o açúcar.

- Bater a mistura até ficar bem firme.

- Colocar num saco de pasteleiro com a boquilha 4B da Wilton.

- Em torno do bolo, ir colocando o glacé.



No meio, coloquei uns corações de açúcar.

Muitos têm sido os bolos que tenho feito, mas este, embora com inúmeras imperfeições, fica guardado no meu coração.








Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário/sugestão sobre os meus cozinhados!
Espero ajudar-vos na vossa cozinha!