16 setembro, 2017

A Marta leva lancheira - Sugestões para o lanche e uma receita de bolachas

Esta é a primeira publicação desta rubrica.
Agora que começou a escola, há necessidade, pelo menos eu sinto-a, de organizar os lanches para a semana inteira.
Já era assim o ano passado, e resultou tão bem, que este ano irei proceder da mesma forma.

Irei deixar-vos algumas sugestões para que o lanche não seja apenas o tradicional pão com alguma coisa.
Eu já há algum tempo que me preocupo com este assunto.
Mesmo para os miúdos, torna-se cansativo comer sempre a mesma coisa.
A minha filha não é diferente dos outros e também diz que a colega A ou o colega B levam bolachas de chocolate, batatas fritas, entre outras coisas.
Mas eu tento explicar-lhe que essas opções não fazem parte de uma alimentação saudável.
A minha filha se levar lanches que gosta, até não reclama muito.
Daí ter dito numa outra publicação, que a minha cozinha nesta altura torna-se num laboratório.
É muito esquisita e tenho que arranjar formas de que coma bem mas que sejam do seu agrado.

A escola da minha filha, salvo erro, é o 3º ano que implementou uma ideia, que a mim me agradou imenso e que de certa forma me ajudou a conseguir que levasse opções saudáveis.
Têm uma actividade que se chama, Lanche Saudável.
Ocasionalmente, por norma uma vez por semana, a professora vê o que levam para o lanche e se for saudável, levam bolinha verde, se não for levam bolinha vermelha.
Claro, que a Marta quer levar sempre bolinha verde e como não sabe qual o dia que a professora vai ver o lanche, quer coisas diferentes.
Também já tem havido equívocos, como por exemplo, levar as bolachas da Marta e a professora pensar que eram de chocolate e marcar-lhe bolinha vermelha.
Mas claro que o diálogo resolve sempre tudo.


Recentemente vi uma receita de bolachas com apenas três ingredientes no blog da Sofia.
Decidi experimentá-las e foram um enorme sucesso.

Eu fiz estas mesmas bolachas como a Sofia as fez, por isso não vejo necessidade de publicar aqui a receita.
Se clicarem no nome da Sofia, irão directamente à receita de que vos falo.
Apenas acrescentei umas amêndoas sem pele e inteiras, por cima das bolachas, antes de as levar ao forno.
Experimentem-nas, são deliciosas e muito fáceis de fazer.

Deixo-vos agora algumas sugestões para as lancheiras:

E se quiserem optar por um dos dias, enviar pão, que é o que faço, podem sempre fazer este pão, que é delicioso.

Envio sempre uma peça de fruta.
E por vezes leite ou iogurte.
Nas férias dei-lhe a provar algumas bebidas vegetais, para substituir o leite e gostou.

Gostaram da primeira publicação desta rubrica? 
Partilhem também os lanches das vossas crianças.
Também preciso de ideias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário/sugestão sobre os meus cozinhados!
Espero ajudar-vos na vossa cozinha!