05 setembro, 2017

Organizar, planear e cozinhar - Inventário da despensa

Se há coisas que me dão imenso prazer, são sem dúvida cozinhar e organizar.
Nada mais apropriado para uma cozinha.
Se por um lado necessitamos de cozinhar, torna-se tudo mais fácil, se os produtos e os utensílios estiverem organizados.
Cá em casa, é o que eu faço.
Ao longo dos anos, depois de ter a minha própria casa, tenho testado alguns métodos mas encontrei o que funciona comigo.
Não é nenhum em particular, é uma junção de vários.
E uma das coisas que faço cá por casa, são inventários.
Quem já não ouviu falar em inventários?
Foi a melhor forma de conseguir organizar-me e não me falhar nada.
Parece demasiado complexo ao inicio mas depois é muito simples.

Vou-vos falar de um dos inventários que tenho cá em casa.

Inventário da despensa


Vantagens p/ mim:

- Consigo saber rapidamente todos os ingredientes que possuo na despensa e as suas quantidades;
- Evito desperdício alimentar, não deixando desta forma que os alimentos passem da validade;
- Quando faço a lista de compras, é muito mais fácil, ver o que realmente falta comprar;
- Não compro produtos em duplicado;
- Com a junção destes 4 factores, poupo dinheiro e tempo.

Honestamente não me recordo onde vi a primeira vez, este tipo de inventário.
Mas já o utilizo acerca de três anos, salvo erro.

A primeira vez que fiz este inventário, retirei tudo da despensa.
Limpei as prateleiras e fui anotando o que tinha num papel.
E fui organizando por categorias:
- Massas, arroz, açúcar, farinha, óleos, vinagres, azeite, produtos de pastelaria, etc.

Depois de tudo organizado, criei uma tabela no word, separando os produtos também por categorias.
Imprimi e tenho sempre na lateral do frigorífico.
Quando utilizo um produto, risco e coloco a quantidade que fica.
Por exemplo, tenho 5 latas de atum, utilizei 2, risco e coloco 3, que são as que ficam.
Vou utilizando este mesmo inventário durante um mês, mas também vou actualizando no computador.
Ao fim de um mês, imprimo uma nova, porque este inventário já está muito riscado.
É o método que tenho utilizado até agora.

Mas como tento ao máximo poupar no papel, estou a pensar imprimir este mesmo inventário e plastificá-lo.
Assim, não haveria necessidade de imprimir todos os meses.

No fim do mês partilho convosco se resulta.


Gostaram deste primeiro post da rubrica - Organizar, planear e cozinhar?





1 comentário:

  1. Olá Bom dia. Adorei o artigo, mas não percebi como fazias o inventário. Podias explicar-me. Please.
    Beijinhos: http://amigos-da-cozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário/sugestão sobre os meus cozinhados!
Espero ajudar-vos na vossa cozinha!