29 setembro, 2017

Organizar, planear e cozinhar - Lista de compras

Comecei esta rubrica com os inventários.
Que na minha opinião, ajuda-nos imenso a saber o que temos em casa.
Podem ver o inventário da despensa, aqui.
O inventário de congelação, aqui.
E por último falei-vos do inventário do frigorífico, aqui.

Para além destes inventários, ainda tenho um inventário para os detergentes, um inventário para a casa de banho e um inventário para os medicamentos.

Mas uma vez que não têm a ver com o tema central deste blog, que é a cozinha, não vos irei falar deles.
Mas, se acharem interessante a partilha, deixem nos comentários.

Há algum tempo atrás, fazia primeiro a ementa e só depois fazia a lista de compras.
Actualmente, faço o inverso.
Isto porque, por vezes ia às compras, quer ao hipermercado, quer à mercearia ou ao talho e não havia determinado ingrediente, fruta, legumes ou até mesmo algum corte de carne ou peixe.
Depois sentia-me desmotivada, porque tinha planeado tudo e tinha-me saído os planos furados.

Por norma, costumo ir às compras de hipermercado, ao Continente.
Algumas coisas são mais caras, mas se aproveitarmos as promoções, acaba por ficar mais barato do que andar a saltar de supermercado em supermercado.
Onde moro, o Continente é enorme e tem imensa variedade de produtos.
E gosto disso.
Ter por onde escolher.
Também gosto dos congelados e do peixe fresco.
As únicas coisas que não gosto deste hipermercado são as frutas e dos legumes.
Apesar de ter imensa variedade, tem muito pouca qualidade.
Bem como a carne.
Apanhei alguns dissabores e desisti.

Por isso, optei por comprar os legumes e frutas, quando não são da horta dos pais, avó ou familiares, numa mercearia perto da minha casa.
Os produtos são sempre frescos e não são de todo mais caros.

A Carne, comecei a comprar também num talho perto de casa.
A carne é de qualidade e podemos escolher como queremos e vem tudo pronto a congelar, se for o caso.

Voltando à lista de compras...
Antes de comprar o que quer que seja, vejo os folhetos e promoções em vigor.
Tenho alguns preços apontados, daqueles produtos mais consumidos cá por casa e analiso, se realmente compensa a promoção ou não.

Analiso os inventários e faço a lista de compras do hipermercado.

A carne e o peixe tento não ter muito tempo congelado, perde qualidade, na minha opinião, claro.

Primeiro tento acabar com tudo o que tenho em casa e só depois vou ao talho abastecer-me.
Se for uma semana, em que tenha noção de que vai ser complicada, aí vou ao talho e abasteço-me para a semana inteira.

Os legumes vou comprando quando fazem mesmo falta.
Porque como todos os dias passo ao pé da mercearia, acho mais fácil e assim estão sempre fresquinhos.

Depois de tudo organizado, escrevo num bloco de notas, o que me faz falta de onde.

E vocês como organizam as vossas compras?

7 comentários:

  1. Bom dia querida Cláudia,
    Eu tento, sempre que possível, fazer ementa da semana mas nem sempre consigo seguir à risca. Também acho que faz muito mais sentido primeiro fazer a lista de compras, e consoante o que se comprar planear o menu, até porque dá para aproveitar a maioria das coisas que estão com bons preços.
    Mas neste momento o prioritário para mim é fazer o inventário da arca, como a minha é horizontal, já perdi o fio à meada e há coisas que nem me lembro, e depois acabo por ter em duplicado no fundo da arca. Organizar, organizar!!!

    Beijnhos
    Carla
    https://omundodacarlaaos30.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também preciso de me organizar em outras partes da casa :) Principalmente destralhar... Fico à espera dessa organização. Obrigada pela visita e comentário. beijinhos

      Eliminar
  2. Eu também faço sempre lista de compras. Quanto a carne também prefiro o talho aos grandes hipermercados. Frutas e legumes a mesma coisa...nos hipermercados não costumam ser grande coisa, verdade seja dita!

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente contigo. Obrigada pela visita e comentário. beijinhos

      Eliminar
  3. Querida Cláudia: por uma questão de facilitismo, costumo fazer o menú semanal, isto porque nem sempre o problema é cozinhar, mas saber o que se vai cozinhar. Desta maneira, consigo comprar os ingredientes de que preciso. Neste momento. a minha arca está a precisar desesperadamente de um inventário, rsrs,mas vou sempre adiando.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também faço o menu semanal, mas depois deste passo. Também é fundamental para mim, não estar todos os dias a pensar no que vou cozinhar. Se precisares de ajuda, eu posso muito bem fazer-te uma visita ;) A tua ilha é lindíssima. Obrigada pela visita e comentário. beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Raquel, como já te disse, não sei o que se passou com o teu comentário. Eu cliquei em publicar mas não apareceu. Desculpa mais uma vez. Eu costumo fazer os inventários numa tabela, que criei em word. Se quiseres posso-te enviar. Deixa o teu email. Se clicares nos vários link's tens acesso a toda a informação. Obrigada pela visita e comentário. beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário/sugestão sobre os meus cozinhados!
Espero ajudar-vos na vossa cozinha!