07 setembro, 2017

Um prato com leitura - A comida dos miúdos cá de casa da Dra. Ágata Roquette



Este livro foi paixão à primeira vista.
Quando vou às compras, não resisto ir ver os livros de culinária. 
É um vicio.
Este livro surgiu numa dessas visitas.
Quando o adquiri era a novidade, isto em Abril de 2017, e logo me prendeu o olhar.
Depois de o folhear, achei-o interessantíssimo.
Porque estava numa altura em que já não sabia o que enviar para o lanche da minha filha.
Estava um pouco cansada de ser pão com qualquer coisa e uma peça de fruta.
Embora, pesquisasse na internet, parece que não havia ideias e as que haviam, tinham ingredientes que ela não gostava.
Trouxe-o comigo e tem sido um enorme aliado.
Tem imensas receitas, conselhos e sugestões de pequenos-almoços, lanches, snack's e refeições prinicpais.
Este livro está muito bem conseguido, quer em receitas, textos e até em imagens. 
Tudo muito prático.
Têm que passar os olhos por este livro.
Já tinha tido oportunidade de ler os outros livros da Dra. Ágata Roquette, mas eram mais maçudos e mais difíceis de consulta.
Agora que as aulas estão a chegar, é sempre bom haver mais inspiração para os lanches.
Eu própria tenho essa necessidade.
Hoje trago-vos um pão caseiro deste livro.
É muito simples e rápido.
Gosto imenso de fazer pão mas há já algum tempo que não o faço regularmente e quero muito voltar a fazer.
Deixo-vos a receita que consta no livro e as minhas adaptações.

Ingredientes:

250g de farinha 65 s/ fermento
250g de farinha integral s/ fermento
400ml de água 
1 C. chá grosso
1/2 Pacote (aproximadamente 11g) de fermento de padeiro (eu utilizei uma saqueta de fermento seco da fermipan)

- Colocar as farinhas num recipiente fundo e misturar;

-Aquecer a água para ficar apenas morna. Misturar o fermento e o sal na água e mexer bem até que o fermento fique diluído;

- Juntar a água à farinha mexer até que absorva toda a farinha;

- Tapar o recipiente com um pano e deixar levedar durante 1 a 2 horas;

- Pré-aquecer o forno a 200º;

- Colocar numa forma de silicone e levar ao forno a 200º, durante 20 a 30 minutos.

A minha adaptação

- Colocar as farinhas e o sal no copo da Yammi, e seleccionar vel. 5, apenas 10 seg.;

- Aquecer a água no microondas e adicionar o fermento misturando bem;

- Adicionar a água à mistura das farinha e escolher a função amassar, deixar até que a massa fique uniforme;

- Passar uma forma de silicone por água e espalhar a massa pela forma;

- Levei ao forno, na função levedar;

- Depois de a massa ter duplicado o tamanho, escolhi a opção de cozer pão;

- Desenformei o pão e como gosto dele tostadinho, levei ao forno mais 15 min. a 200º.


Gostaram da sugestão de leitura e da receita?
Quem conhece este livro?




Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário/sugestão sobre os meus cozinhados!
Espero ajudar-vos na vossa cozinha!